domingo, 20 de novembro de 2011

Um dia em Amsterdã...

Pai e mãe partidos, estação de trem para guardar a mochila.
O dia começou bem, com o tempo bom, um solzinho pra amenizar o frio. Visita ao NEMO Museum, com muitas coisas de ciência, no estilo do MCT da PUC. Este nosso, aliás, não fica devendo nada pro museu holandês. A vista de cima do museu valeu mais que a visita em si, umas fotos legais no terraço.

  

Museu visto, caminhar caminhar. Passada na casa do Rembrandt, na vida de estudante a entrada era muito cara, então resolvi passar. Foto só na frente da casa! Mais uns passos desviando das milhões de bicicletas que parecem existir em maior quantidade do que as pessoas em Amsterdã. O mercado flutuante das flores é muito legal, tradicionalíssimo há séculos, oferece sementes de tulipas e outras inúmeras flores a preços acessíveis.


Pausa pro almoço: um dos melhores sanduíches da vida. Escolhi os ingredientes meio que aleatórios, misturando por exemplo abacate com prosciutto Parma, e ficou muito, mas muito bom! Só não peguei mais um porque era meio caro, mas valeu a pena. Pra fechar o almoço, um waffle do Ben & Jerry’s eh-pe-ta-cu-lar. Seguindo em frente, vou descendo o mapa até a praça com o famoso letreiro I Amsterdam, que, como o ONLYLYON parece um pombal de tanta gente pendurada. Nem fiz esforço pra tirar foto, afinal dá malimal pra saber quem é quem! Ensuite: Van Gogh Museum! Caro, caro (peguei dois Álvaro!), recomendo o passeio. Bem montado, o museu mostra em detalhes a história do melacólico pintor que, aliás, teve uma vida de tristeza pura, pelamor! Souvenirzinho básico na loxinha e atravesso o parque para entrar no Rikjsmuseum, museu nacional da Holanda. Pequeno, mas com um bom acervo, mostra peças interessantes da história do país, e há uma seção que me chamou a atenção em particular que são as pinturas e relatos dos holandeses que moraram no Brasil antes de serem expulsos, muito legais as imagens de Olinda, Recife, Salvador e um mapa detalhadíssimo (e, considerando a época em que foi feito, corretíssimo) da costa nordeste brasileira.
Para finalizar as poucas horas antes de ir para o aeroporto, mais uma caminhada pelas belas ruas de Amsterdã. Isso é o bom dessa cidade, não precisa ter uma atração turística, as ruas em si já nos dão uma sensação de bem-estar. Não galera, eu não tava chapado. Finalzito no museu da Heineken (The Heineken Experience) a voltar com o Arthur em janeiro. Trem para o aeroporto e rumo a Berlim, para dormir e no dia seguinte encontrar a galera em Budapeste!

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário