segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Bélgique / Pays Bas

Depois da ‘temporada de dolce far niente’ em Paris, rumo à Bruxelas. Baita trem da Thalys, melhor que o TGV francês. Bruxelas é diferente. O centro histórico é muito bonito, com prédios antiqüíssimos mas bem conservados. O tempo feio não abalou as esperanças. Depois de um almoço meio chulé, num restaurante de frutos do mar que demorou para servir e a comida deixou a desejar, um city tour para se situar. Freddo no openbus! Passada no Atomium e descoberta da parte moderna da cidade (muito bonita!) e da importância de Bruxelas para a União Europeia, com a sede do Parlamento Europeu e outros órgãos importantes. Pra fechar a tarde, acertamos com uma degustação de chocolates na praça.


À noite, caminhada pelas estreitas ruas cheias de lojas e restaurantes legais, com gauffres pra tudo que é lado e aquele murmurinho de gente em frente ao Manneken Pis, famoso chafariz de Bruxelas. O guri decepciona, tchê! Pelo que todo mundo fala e pelas fotos, parece uma escultura bem maior. Enfim... Passada pelas lojas de chocolates belgas de primeiro nível, a preços bons. Que ruim, né!
A janta em Bruxelas foi uma baita dentro. Fugindo dos restaurantes de cozinha tradicional da Bélgica, resolvemos experimentar o Le Cercle des Voyageurs (
http://www.lecercledesvoyageurs.com/), um restaurante muito original, com um astral muito bom e comida excelente! Recomendação number one para quem for a Bruxelas! Pai e mãe provam uma Orval enquanto aguardamos os pratos. O cardápio é composto por pratos de diferentes culinárias do mundo, para agradar a todos os gostos. As fotos comprovam a pedida, todos os pratos muito bem feitos e saborosíssimos, um dos pontos altos da viagem!


 
 


Dia seguinte, algumas horas em Bruxelas antes de pegar o trem para Amsterdã. O tempo melhorou, e o céu azul deu uma nova cara pra capital belga. Novas voltas com o vale de 24 horas e fotos mais legais. Almoço rápido e estação de trem.

 


No caminho Bélgica > Holanda, mais um bom trem. Benchmarking pra SNCF, hein! Amsterdã é simplesmente espetacular. A cidade é diferente de qualquer outra capital mundial, fugindo dos clichês e padrões internacionais, inclusive de turismo. O hotel era confortável, e com algumas coisas muito “amsterdanesas”, por exemplo, o elevador sem porta! Como chegamos no fim do dia, deu tempo de dar uma mapeada, passada divertida no Red Light District e uma janta legal no The Grasshopper. Mais umas voltinhas e hotel, afinal parents partiriam na manhã seguinte.
Reunião de conselho no quarto para rever finanças, bagagens e demais assuntos.

 














De manhã, um tchau rápido em frente ao hotel marcou o fim da viagem. Uma mistura de felicidade por estar juntos e tristeza por na hora se separar, porém, sabendo que por boas razões e que a distância só faz sentir saudade pra lembrar o quanto é bom ter pessoas espetaculares na minha vida. Uma viagem simplesmente demais, com tudo de melhor e com a melhor companhia. A lembrar para o resto da vida. Obrigado pai, obrigado mãe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário