sábado, 27 de agosto de 2011

La Lyon d'Omar

     
  




     









      Um novo dia de um novo tempo que começou. Ao encontrar o salvador lionês Omar, rumamos ao centro pra comprar um portable (celular) local. Dr. Álvaro iria gostar das lojas e os vendedores árabes, pechinchas e alguns aparalhos meio duvidosos. “S’il vous plaît, je voudrais un Nokia.” “Bien, monsieur. 39 euros.”
Feito isso, monsieur Abed precisava cortar os cabelos. Um coiffeur (não, não é chique, aqui todos os cabeleireiros se chamam assim) árabe, com Habib Habib tocando a mil e papos franco-arábicos. Cena de filme. Pelo menos já sei onde cortar o cabelo com lavagem por 10 euros. C’est bon prix.
Bienvenue à l’Université Lumière Lyon 2. O campus central da Lyon 2 (nas fotos do álbum do Picasa) é muito bonito, aquelas universidades de filme. Um pulo na Division des Relations Internationales pra confirmar a minha chegada e tirar dúvidas de alojamento e reuniões de início. Fome.
Almoço na Place Bellecour, no Pizza Pino, rede de restaurantes italianos que existe em outras cidades francesas. Um cocktail de pâtes (3 tipos de massa e 3 molhos) por 13 euros. Ah vá lá, de vez em quando pode, e era bem servido e bom. Um Haagen-Dazs por 2 euros de sobremesa e muitas voltas. Dor nos pés.
Visitamos a residência universitária onde ficarei. Muito legal, informações virão ao me mudar pra lá. Não perca! Na próxima semana!
Pra terminar o dia, o Môia, um amigo do Omar que mora em Paris, nos encontrou pra tomar um café, há tempos eles não se viam. Um cara pronto pro réveillon, todo de branco, mocassim e chapéu de palha, igual ao Wyclef Jean, vem caminhando agarrado num plástico enorme cheio de quadros pintados. Toda a pinta de um vida boa que não faz nada. Olha esse preconceito, João Pedro Roth: o cara estudou na HEC Paris, uma das melhores business schools do mundo, é consultor financeiro e pinta como hobby, uma figura! Tá sempre viajando pela França, no dia seguinte já ia pra Nice visitar a “namorada”. É, acho que já tenho o roteiro do filme.


5 comentários:

  1. Jota, na Itália é cheio de carinhas vestidos assim. É um trajinho europeu de verão! bezitos

    ResponderExcluir
  2. cara, teu texto na muito bom, continua assim que da vontade de ler tudo. to achando que o chapéu nao é de palha, e sim um panamá. vinho que é bom tu nao falou nada ainda. ta só enrolando. comeu massa e tomou agua? ah tá...na proxima deixa o hagen daz das dasz de lado e mete um vinhao. um jao, dois. parabens ao teu novo time, o olympique lyonnais que foi pra fase de grupo da champions league. mais parabens pro teu Internacional de Porto Alegre, campeao da recopa sudamericana de novo. dois do Damiao. E busca no youtube o gol dele contra o flamengo. depois seca a baba. rock 'n roll, johnny!

    ResponderExcluir
  3. Mãe quando lê esse teu roteiro, tudo de bom, baba... então vou secar o note e dizer que é tudo de muito bom, "neguinho" (arghhhhh) me segurei mas não deu... te amo e desejo que a chegada hj na residencia definitva seja muuito legal, pelo menos vais er água gelada de graça. Torcendo por ti como sempre, já gostei de Lyon sem ter colocado meus pés aí.

    ResponderExcluir
  4. Jota, o teu blog tá muito legal! Eu adorei a listinha de cidades visitadas/a visitar, eu tenho a minha também, hehe. E esse Häagen-Dazs?? Também quero!

    ResponderExcluir
  5. Fala João, acabei me deparando com seu blog quando buscava informações sobre Lyon na internet. Tenho algumas dúvidas sobre essa cidade e parece que você tem um pouco de conhecimento sobre a mesma!!
    Poderia me dar uma mão?? Estou aqui fazem 20 dias e queria tirar umas dúvidas com algum brasileiro :)
    Meu e-mail é bruno_rms@hotmail.com ..
    fico no aguardo amigo!
    Abraços

    ResponderExcluir