Novo almoço em fast-food pela santa internet que (adivinhem!) não estava funcionando! Ao menos uma salada pra amenizar a gordura...
Voltinha por Bellecour, centro turístico pra dúvidas e bilhete do Grand Tour. Antes, um pain au chocolat pra começar bem o passeio. Acho que vou voltar gordo pacas.
Já familiarizado com a ville, que tal um city tour oficial pra ver Lyon com olhos de turista? Um ônibus aberto, cada um com seus fones com explicação dos pontos turísticos disponível em 6 línguas (inglês, francês, espanhol, italiano, japonês e alemão). O tempo tri bom ajudou também. Pode se descer e subir em quaisquer dos pontos em que o ônibus para, durante todo o dia. Interessante pra conhecer um pouco dos arredores de Lyon, uma vez que o ônibus vai para trás de Fourvière, em Vaise, uma cidade-distrito enorme.
Fini le tour, metrô para Montplaisir. Bienvenue au Musée Lumière, no Château Lumière, antiga residência dos irmãos Louis e Auguste de mesmo sobrenome, criadores da cinematografia. A visita vale pelo palacete em si, imponente, domina a vista ao redor da praça do bairro de Montplaisir, na esquina da rue du Premier Film que, como o próprio nome diz, nela é que foi gravado o primeiro filme do mundo (exibido no museu, claro). As peças no interior são de extremo luxo e amplas, bem como nos filmes e novelas. Exemplo perfeito da exuberância da nobreza francesa. O "pátio" do Château Lumière é todo o resto da quadra, cheio de árvores enormes e homenagens de e a diversos cineastas e fotógrafos, aberto ao público e cheio de bancos, um miniparque. Aos fundos, o hangar no qual foi gravada a cena do primeiro filme. Passeio imperdível para quem vem a Lyon e fundamental para os amantes do cinema e da fotografia, profissionais ou não. O acervo de equipamentos e a evolução das máquinas e tecnologias é impressionante. Vive les frères Lumière.
Metrô encore. Vieux Lyon para visitar o Musée des Miniatures et Cinéma. Interessante, bastante coisa originalmente utilizada nos estúdios de Hollywood para vários blockbusters. Os cenários do filme "Perfume: A História de um Assassino" são muito reais, os caras são muito bons.
Um sucré des pommes e uma tarte au sucré (na foto) para dar um plus no dia, compras de infra no Carrefour (lençóis, cabides, panos etc.) e casa do Omar pra jantar (sim, de novo. Escalado, né?). Como terminou o Ramadã, muita coisa muito boa sobre a mesa, que parecia uma cena de O Clone haha
Trouxinhas de carne, tarte du champignon e outras delícias marroquinas de encher os olhos e a barriga. Quell'experiénce!
Bom pra viver |
Place des Terraux - Hôtel de Ville |
Tarte au sucré et Grillé aux pommes. Os dois très bons! |